segunda-feira, março 14, 2016

Beleza no sorriso: A importância de manter a saúde bucal em dia


A saúde bucal interfere diretamente na saúde corporal. Este é um fato indiscutível e que tem sido assunto de inúmeras pesquisas médicas e odontológicas. 
Os dentes bem cuidados e saudáveis proporcionam uma boa estética, permitem a correta mastigação e proporcionam uma boa articulação das palavras. Tendo em vista todos estes aspectos, é extremamente necessária uma boa higiene bucal e acompanhamento especializado a modo de evitar desconfortos e problemas dentários e orgânicos.

Dentes tortos ocasionam problemas de saúde
Os dentes má posicionados provocam uma mastigação deficiente, já que as peças dentárias não conseguem articular de forma adequada. Além disso, podem atingir o tecido ósseo onde está localizado e isso pode mexer com toda a estrutura conformada por ossos próximos à região. Outros efeitos dessa má formação dentária é a dicção errada de palavras, dificuldade para deglutir alimentos, ocasionar uma menor produção de saliva, produz uma digestão comprometida e interfere na respiração.
Como pode perceber, possuir dentes tortos pode ocasionar uma série de problemas de saúde, por este motivo, é imprescindível comparecer ao dentista, fazer manutenções mensais e buscar auxílio especializado quando há necessidade de alinhar as peças dentárias por meio do uso de aparelho.

As cáries e demais formações derivadas da pouca higiene
Não é segredo para ninguém que as cáries, tártaro e outras afecções que atingem os dentes são produtos de uma higiene pobre. É comum ver pessoas esquecendo de escovar os dentes após refeições como café da manhã e lanches, isso ajuda a aumentar as chances de padecer com uma série de formações indesejáveis. 
Manter uma boa escovação é o pilar da saúde bucal. Além deste hábito, é preciso incluir outros na sua rotina diária como virar fã do fio dental e diminuir o consumo de açúcar. Algo que deve estar sempre presente na sua vida é deixar um espaço na agenda para incluir visitas periódicas ao dentista. Este profissional é fundamental para conseguir manter a saúde da sua boca em dia. Além de auxiliar na prevenção, ele é responsável pela detecção de problemas bucais e pela realização de tratamentos adequados.


A gengivite
Inicialmente, esta afecção não gera maiores danos quando tratada a tempo, no entanto, com o tempo pode ocasionar periodontite.
Os problemas começam quando a placa bacteriana que ocasiona a gengivite não é extirpada e ocasiona a inflamação da gengiva. Ao persistir por muito tempo ela pode evoluir e formar o tártaro (depósito de sais minerais encontrados na saliva). Se este permanecer por muito tempo aderido ao dente ele poderá debilitar a estrutura que sustenta o dente, assim, de forma progressiva e assintomática as peças dentárias vão sendo comprometidas.

Em suma, o comprometimento com a saúde dental é primordial para a manutenção da saúde corporal. É fácil perceber como o desleixo com a saúde dos dentes pode ocasionar problemas no sistema digestivo, dores de cabeça por conta de uma incorreta mastigação, dores no rosto e mais uma série de problemas de saúde.

0 comentários:

Postar um comentário