terça-feira, dezembro 16, 2014

Pontinhos Brancos No Cabelo - O Que É e Como Prevenir?


Já se deparou com alguns pontinhos brancos ao longo dos fios do seu cabelo e logo em seguida pontas duplas? Veja só como cuidar desse problema...


Nosso cabelo é formado por 85% de queratina (proteína que impede a saída de água). Quando fragilizada, essa proteína tende a deixar os fios sensíveis e expostos. Ao utilizar alguma química no cabelo (alisamento, relaxamento, coloração, descoloração) o ph (4,5 a 5,5) do cabelo tende a aumentar e ao chegar acima do 12, em uma escala de 0 a 14, tende a se desintegrar ou derreter. O que pode acontecer é o cabelo chegar ao seu limite e não se partir. Assim forma-se o que os profissionais chamam de Trichorrhexis Nodosa ou o pontinho branco. Ele aparece devido a ações erradas no cabelo, como tinturas ou alguma química. Porém como um problema pode levar a outro, após esse pontinho branco quebrar aparece o Trichoptilosis ou as famosas pontas duplas.


A prevenção indicada é: Fazer química no cabelo somente com profissionais que possuem total capacidade no processo; Evitar chapinha em excesso e usar desfrizante para escovar; Usar protetores térmicos antes de chapinha, babyliss ou secador; Cortar os fios regularmente, sendo o ideal de 2 a 2 meses. Alguns indicam até mesmo evitar dormir com o cabelo molhado.

Se o cabelo apresenta alguns pontos brancos, vale a pena tentar recuperar a beleza dos fios com hidratações para reconstrução em casa mesmo. Mas não use qualquer marca, use uma que possui credibilidade, se não o caso pode piorar. Alguns profissionais também acreditam que o uso de produtos de má qualidade também podem causar o problema. Não use qualquer coisa!!
Agora se o cabelo apresentar vários, diversos, milhares de pontinhos brancos a solução é o corte na altura dos Trichorrhexis Nodosa. 

Por isso é sempre importante cuidar bem dos cabelos e não entrar em qualquer 'salão de beleza'. É preciso também pesquisar sempre sobre alguma química ou produto capilar antes de fazer o uso, pois pode afetar a saúde dos cabelos e acredito que, principalmente as mulheres brasileiras, tem um amor e carinho maior por seus cabelos e isso merece atenção e muito cuidado. Se não houver condições de ir sempre a um cabeleireiro use produtos de qualidade para hidratação durante o banho mesmo.

Fonte: Cabelos e Sonhos.

0 comentários:

Postar um comentário