Como ficar em dia com os exames de rotina de saúde da mulher

quarta-feira, outubro 19, 2016


A saúde da mulher tem algumas peculiaridades diferentes da saúde do homem e que requer muita atenção e cuidados, começando pelo exame de mamografia que é fundamental para a prevenção do câncer de mama.

As campanhas de incentivo a realização do exame, tem como prioridade incentivar a mulher e esclarecer sobre o quanto é importante se cuidar, estar atenta a sua saúde. 

Hoje em dia o diagnóstico do câncer de mama está muito mais preciso e mais rápido, além da tradicional mamografia como conhecemos, outros novos exames e mais avançados como a Tomossintese, que permite ao médico ter uma visão mais ampla de toda a mama, oferecendo imagens em 2D e 3D. Esse exame é tal qual uma mamografia, a diferença está na captura das imagens que permite um diagnóstico superior se comparado com o exame tradicional.

A medicina atualmente está muito avançada, a mulher não tem o que temer para a realização dos exames, ao contrário, se tem algo a temer é não procurar o médico para fazer a mamografia que é um exame de rotina, principalmente para mulheres com idade a partir de 40 anos.

É preciso ter em mente que é fundamental para a saúde da mulher, fazer os exames de rotina, como exame Papanicolau, que é um exame ginecológico para prevenção de doenças no colo do útero como o vírus HPV. 

A mesma atenção deve ser dada a mamografia, como informamos antes. Desse modo é possível detectar tumores que estejam ainda no estágio inicial, aumentando as possibilidades de cura em 100%.

Outros exames de diagnósticos de diagnósticos como sangue e urina também são importantes para acompanhar colesterol, glicose, entre outros, porém cabe ao médico avaliar a necessidade, enquanto que a mamografia e o exame ginecológico não se pode abrir mão de fazer.

Para garantir uma boa saúde, além dos exames procure fazer exercícios físicos, seja caminhada, natação, hidroginástica, musculação, entre outras modalidades. Não importa a idade, o importante é começar a se mexer. Os resultados são ótimos, mais disposição, melhora o sistema imunológico, melhora o humor, reduz o estresse, aumenta a autoestima entre outros ganhos com os exercícios.

Cuida da alimentação, não precisa ser uma dieta radical, pode começar aos poucos adicionando mais frutas, legumes e verduras ao cardápio, carne magra, grãos integrais, sucos, chás e refrescos, além de beber mais água por dia.

Reduza o consumo de frituras, doces, refrigerantes bebidas alcoólicas e fique longe do tabagismo.

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